quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cebrapaz: Polo da luta anti-imperialista no Brasil - Portal Vermelho

Postado no Portal Vermelho em 7 DE JUNHO DE 2012 - 7H25 .



O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) realiza nesta sexta-feira (8) e sábado, em São Paulo, a sua 3ª Assembleia Nacional. Do evento participam delegados eleitos nos encontros estaduais, os membros da diretoria nacional, amigos internacionalistas e o público interessado em debater os caminhos para a construção de uma cultura de paz no Brasil, na América Latina e no mundo.

Por José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho

A Assembleia do Cebrapaz é uma ocasião propícia para fazer o balanço das atividades desta importante entidade do movimento social brasileiro e da solidariedade internacional, e de sistematizar as principais linhas de trabalho em face dos novos desafios. Ainda mais que tudo é feito com muito debate, participação democrática e empenho coletivo.

Desde que surgiu, nos primeiros anos do século 21, no calor das lutas de rua contra os preparativos da guerra de agressão dos EUA no Iraque, o Cebrapaz tem-se destacado por ter participado lado a lado com outras entidades de inúmeras manifestações contra as ações intervencionistas dos que se julgam donos do mundo em nações independentes. O Cebrapaz intensificou a campanha contra as bases militares na América Latina, congregando mais de cem entidades de toda a região.

É enorme a contribuição que o Cebrapaz tem dado ao movimento pela paz e à solidariedade internacional. Solidariedade a Cuba e sua luta contra o injusto bloqueio e pela libertação dos cinco patriotas presos nos Estados Unidos; solidariedade à Revolução Bolivariana da Venezuela e a todos os povos que em Nossa América lutam para aprofundar as conquistas democráticas, populares e patrióticas e para varrer definitivamente o neoliberalismo e o conservadorismo.

O povo palestino tem estado permanentemente no foco das atenções do Cebrapaz, que não poupou esforços na campanha pela criação do Estado independente, em luta contra a ocupação e as agressões do imperialismo estadunidense e os sionistas israelenses. A entidade foi ativa também no apoio ao povo colombiano em sua reivindicação por uma justa solução política para o conflito armado nesse país vizinho. Durante a guerra de conquista da Otan, o Cebrapaz esteve entre os primeiros a apoiar o povo líbio, assim como apoia hoje os povos da Síria e do Irã, sob ameaça de intervenção militar. A entidade lutou desde os primeiros dias de sua existência contra a ocupação do Afeganistão e do Iraque.

Fazem parte ainda do balanço de realizações do Cebrapaz a solidariedade ao povo saharaurí, do Saara Ocidental, à República Popular Democrática da Coreia e ao Vietnã. Foi por iniciativa do Cebrapaz que recentemente foi constituída a Associação de Amizade Brasil-Vietnã.

O Cebrapaz tem dado imensa contribuição para firmar o ponto de vista no seio dos movimentos sociais brasileiros de que a luta pela paz está intrinsecamente ligada à denúncia dos promotores da guerra – as potências imperialistas, em primeiro lugar o imperialismo estadunidense. Desse modo, o Cebrapaz contribui para formar uma consciência anti-imperialsita em nosso país.

O Cebrapaz é herdeiro de uma rica tradição de lutas, antes protagonizada pelo Condepaz, do qual participaram destacadas figuras da vida política e cultural brasileira, como Cândido Portinari, Josué de Castro, Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Pedro Pomar e Carlos Marighella, entre outros.

O Cebrapaz é hoje um destacado partícipe da organização internacional que congrega os ativistas pela paz, o Conselho Mundial as Paz.

O Portal Vermelho associa-se aos trabalhos da 3ª Assembleia Nacional, e considera a participação no Cebrapaz, um ato cívico, patriótico e internacionalista.


Fonte: Cebrapaz: Polo da luta anti-imperialista no Brasil - Portal Vermelho

Leia Também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário