sexta-feira, 22 de junho de 2012

CEBRAPAZ REPUDIA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NO PARAGUAI - PORTAL VERMELHO

PORTAL VERMELHO EM 22 de Junho de 2012 - 14h34. 




O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos em Luta pela Paz, Cebrapaz, emitiu, nesta sexta-feira (21), uma nota de apoio ao povo paraguaio, que vê seu presidente, Fernando Lugo, legitimamente eleito em 2008, ser vítima de um golpe de Estado parlamentar. Segue a íntegra do documento:

O Cebrapaz repudia veementemente e condena qualquer tentativa de golpe de Estado no Paraguai.
Denunciamos que a manobra de convocar um processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, aproveitando-se da comoção gerada pelo massacre em um processo de desocupação de uma fazenda em Curuguaty, é um desrespeito à democracia do país e uma atitude que remete aos anos de chumbo das décadas de 1960 e 1970, quando a América Latina foi coberta por ditaduras financiadas pelo imperialismo dos EUA.

Em todos os países da região onde foram eleitos governos progressistas, houve tentativas de golpe: na Venezuela, na Bolívia, no Equador e agora no Paraguai. Deter mais este movimento das forças conservadoras do continente é conter também o avanço do imperialismo na região, que após articular um golpe com características similares em Honduras, volta-se agora para a América do Sul. É importante destacar que o imperialismo tem interesses claros no país, especialmente na tríplice fronteira com o Brasil e a Argentina.

Solidarizamos, dessa forma, com o povo paraguaio e nos somamos às vozes que condenam este vil ato de rompimento da ordem institucional do país através de um golpe de Estado.

Em defesa da ordem democrática e institucional do Paraguai!

Pelo cumprimento integral do mandato do presidente Fernando Lugo!

Contra qualquer tentativa de golpe de Estado!

Pela paz na região!

Socorro Gomes,
Presidente do Cebrapaz


Fonte:
Cebrapaz repudia tentativa de golpe de Estado no Paraguai - Portal Vermelho. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=186625&id_secao=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário